domingo, maio 11

Biografia de Cantona



Como as biografias tavam com pouco movimento decidi hoje fazer uma, desta vez do grande craque francês, Éric Cantona…





Éric Daniel Pierre Cantona, ou se preferirem apenas Cantona, nascido a 24 de Maio de 1966, foi um dos mais célebres jogadores do Manchester United. Cantona durante toda a sua época marcou 157 golos em 442 aparições ( um resultado que não descreve vem o grande jogador que era).

Cantona foi o principal responsável pelo ressurgimento do Manchester United como potência no futebol e , foi sem duvida o maestro da sua equipa nos anos 90. De tal maneira a que os adeptos dos “reds” lhe chamassem “King Éric”.

Apesar de Cantona só se ter destacado no Manchester United, o seu 1º clube foi em França, no Auxerre, onde passou 2 anos na equipa junior antes de fazer a sua estreia em 1983.
Logo em 1987 começaram-se a notar os defeitos da disciplina dando um soco na cara do colega de equipa Bruno Martini.
No ano seguinte Cantona voltou a ficar em apuros garças a uma entrada muito dura sobre um jogador do Nantes que resultou em 3 meses de suspensão.
Na época seguinte foi contratado pelo Marselha, onde voltou a ser suspenso depois de ter chutado a bola para os adeptos, rasgado a camisola e tê-la atirado para as bancadas após ter sido substituído num jogo amigável. Ainda nesse ano Cantona foi novamente suspenso dos jogos internacionais por ter insultado o seleccionador da França na TV.

Tendo lutado por um lugar no Marselha, Cantona foi emprestado 6 meses ao Bourdeux e depois emprestado ao Montpellier num empréstimo de 1 ano de duração. E por mais uma vez Cantona envolveu-se noutro acto de indisciplina atirando as chuteiras à cara de um colega de equipa. Esse incidente levou 6 jogadores do Montpellier a exigirem o despedimento de Cantona, mas com a ajuda de alguns colegas de equipa foi apenas banido das instalações durante 10 dias. Mais tarde, nesse clube, Cantona foi completamente instrumental quando ganharam a Taça Francesa.

Cantona fez parte da equipa Sub-21 da França que ganhou o Europeu.

De volta ao Marselha com Franz Beckenbauer a treinador principal, Cantona, por muitas vezes que seja advertido, esteve novamente envolvido numa cena de indisciplina atirando a bola contra o estomago do árbitro do jogo contra o Nînes, e foi novamente impedido de jogar durante um mês. Cantona não ficou satisfeito e a cada membro da Comissão Disciplinar Francesa chamou “idiota” sendo assim o castigo aumentou para 3 meses. Depois disso Cantona deixou o futebol francês e dirigiu-se para Inglaterra, a conselho de Platini,
para reiniciar a sua carreira.

Já em Inglaterra Cantona jogou pelo Leeds United. Nessa época o jogo em que ele mais se destacou foi contra o Liverpool onde conseguiu a vitória e o hat-trick. Resultado Final: Leeds 4-3 Liverpool. Nessa época ganhou a Liga Inglesa.

O recém-chegado à Premier League foi transferido para o Manchester com uma relativa baixa oferta de 1,2 milhões de euros. A transferência foi barata porque o gerente do Leeds queria que o Cantona fosse embora.

A primeira participação de Cantona com a camisola da equipa do Manchester foi contra o Benficano no 50º aniversário de Eusébio.

Na primeira época no Manchester, Cantona não teve muitos problemas para arranjar o lugar no onze titular visto que o outro ponta-de-lança tinha partido a perna.
Dois anos depois, o United fez uma época exelente ganhando a inaugural Premiership.

Cantona a serviço do Manchester United conseguiu 4 títulos do campeonato Inglês em 5 anos. Em dois desses títulos, nas respectivas épocas, celebrou a “Dobradinha”* com a soma da Taça das Nações.

Este jogador apesar de ser craque nunca disputou Taças do Mundo, onde a França falhou a classificação para as de 90 e 94. Em 1995, Cantona agrediu um adepto do Crystal Palace graças a insultos, sendo assim foi impedido de jogar durante uns tempos pelo Manchester e pela Selecção.



Quando a suspensão tinha acabado e quando finalmente Cantona teve oportunidade de jogar uma Taça das Nações, o treinador daquela época da França não convocou este craque porque já tinha construído um plantel com jogadores novos, liderado por Zinedine Zidane. Essa foi a causa mais provável de Cantona ter acabado a carreira, e que o próprio diz-se ressentido por não ter participado na conquista da Taça, declarando que passou a apoiar a Inglaterra.

Em 2000 ele foi votado o jogador do século no Manchester. Hoje, é o apresentador de anúncios publicitários de uma empresa de artigos desportivos, além de treinador da seleção francesa de futebol de praia. Também apareceu em comerciais da Nike pelo Jogo Bonito.

Deixo-vos agora com os melhore momentos e melhores golos dum dos melhores jogadores franceses de sempre...