terça-feira, maio 13

A importância das fintas

Olá, talvez pelo título já repararam, no que vou falar aqui hoje em mais um grande momento do futebol, um post que ficará para a história como o número 100 neste blog que tem sensivelmente 3 semanas, o que significa que não estamos mal, mas isso também não interessa, portanto irei mas é agora falar do que realmente vos trouxe até aqui, o futebol.
Nas últimas semanas, ás Terças-Feiras, tenho vos habituado com um post a falar de algumas situações interessantes do futebol, como a marcação de golos, o respectivo festejo ou até as grandes defesas de alguns dos melhores guarda-redes a nível mundial. Desta vez vou falar (ou melhor escrever...), sobre uma táctica, se assim lhe posso chamar, por muitas vezes usada pelos mais individualistas, a finta.
Como todos devem saber, a finta usa-se quando um jogador está marcado pelo defesa, e não tem linha de passe, o que o boriga a partir para o drible, de maneira para não ficar sem o esférico. Só que hoje em dia há bastantes futebolistas, que gostam de arriscar e para dar um espectáculo extra, abusam das fintas, tornando-se muito individualistas, o que por vezes pode ser bom, e por outras mau.
Quando se abusa da finta sobre o adversário normalmente o suposto é acabar por perder a bola, e nesses casos um jogador é contestado e com uma certa razão, por parte do público ou até mesmo dos companheiros de equipa, pois não joga em prol da equipa e acabava por deitar por terra muitas jogadas que poderiam dar em golo.
Mas o que é certo, é que quando a finta calha bem, todos o aplaudem e ficam sempre á espera de mais, o que provoca por vezes o abuso dos craques, na tentativa da mesma.
Já para os defesas é muito frustrante ver o atacante passar por eles com uma simples finta, principalmente quando essa, é o que chamamos de "cueca", ou seja quando a bola lhes passa por entre as pernas.
Antes de mais, vejam este vídeo com algumas das melhores "cuecas"...



Pois é algumas delas são bastante embaraçosas. Mas não é só para se desmarcar, que se usa a finta, existem casos de jogadores, que numa jogada fintaram alguns adversários, inclusive o guarda-redes e acabaram por marcar o que eu chamo, um golaço. Vejam outro vídeo com dois desse golos, para mim os mais históricos e lembrados por todos.



Depois disto, eu afirmo com toda a franqueza, que nem todos os jogadores fazem o demonstrado em cima, e muitos deles evidenciam-se dos outros pelas fintas conseguidas. Temos casos como Cristiano Ronaldo, Messi ou até mesmo Quaresma, entre muitos outros.