sábado, maio 3

Nove campeões à vista na Europa este fim-de-semana

A Europa pode conhecer duas mãos cheias de novos campeões este fim-de-semana. Até ao momento, F.C. Porto (Portugal), PSV Eindhoven (Holanda), Standard Liège (Bélgica), Olympiakos (Grécia) e CSKA Sofia (Bulgária) já puderam fazer a festa do título, mas os próximos dias podem revelar novos campeões em Espanha, Itália, Alemanha, França, República Checa, Roménia, Turquia, Isarel e Malta.

Em Espanha, Pepe está a um pequeno passo de ser campeão no seu ano de estreia no Real Madrid. Depois do Barça ter caído no último fim-de-semana, os merengues contam com dez pontos de vantagem sobre o Villarreal e podem mesmo chegar ao título antes de entrar em campo, caso a equipa do «submarino amarelo» não vença o Getafe.

Na Alemanha, o Bayern Munique está preparado para apagar da memória o desaire na Taça UEFA diante dos russos do Zenit com a conquista do seu 21º título na Bundesliga. Com mais doze pontos do que o Werder Bremen de Hugo Almeida e do que o Schalke, a equipa bávara também pode ser campeã sem jogar caso os seus mais directos adversários não vençam os respectivos jogos. Caso contrário, um empate com o Wolfsburgo de Ricardo Costa e Alex será suficiente para Ottmar Hitzfeld reclamar mais um título, depois de já ter conquistado a Taça da Alemanha e a Taça da Liga alemã.

Em Itália, o Inter de Luís Figo, Pelé e Maniche pode chegar ao terceiro Scudetto consecutivo sem ter de esperar pelo resultado do jogo da Roma e ainda adicionar um «saborzinho» especial à nova conquista, uma vez que os neroazzurri podem garantir o troféu num embate directo com o rival Milan. Uma vitória sobre os rossoneri garantia à equipa de Mancini seis pontos de vantagem para as duas últimas jornadas, com uma confortável vantagem na diferença dos golos marcados e sofridos, o primeiro factor de desempate em caso de igualdade pontual.

Em França, apesar de uma época mais irregular, o Lyon já tem o sétimo título consecutivo à vista. Ao fim de 35 rondas, o incontestável líder conta com mais quatro pontos do que o Bordéus e se vencer o Nice no sábado e os girondinos não vencerem em Marselha no dia seguinte, temos novo campeão, que será o mesmo dos últimos seis anos.

Emoção até ao fim apenas na Liga Premier

Entre as grandes ligas da Europa, apenas a Inglaterra promete manter a emoção até às últimas páginas. Ao fim de 36 jornadas, Manchester United e Chelsea, os finalistas da Liga dos Campeões, com a final marcada para dia 21 de Maio, somam os mesmos 81 pontos. Na penúltima jornada, a equipa de Cristiano Ronaldo e Nani recebe o West Ham de Luís Boa Morte no sábado, enquanto o Chelsea de Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira e Hilário joga, dois dias depois, em Newcastle.

Além dos grandes campeonatos, a Europa também pode conhecer novos campeões nas ligas de menor expressão. Na Roménia, o Steaua pode ser campeão se vencer o rival Dínamo e o Cluj dos portugueses não conseguir vencer o Gloria Buzau. Mas o quadro também pode ser favorável à equipa de Cadu, Semedo, André Leão e companhia, caso o líder ceda pontos no derby de Bucareste.

Na Turquia o Galatasaray também pode fazer a festa caso vença o Sivasspor no domingo e o Fenerbahçe do ex-sportinguista Deivid não vença o Gençlerbirligi. Em Israel (não faz parte da Europa, mas sim da UEFA), o Beitar de Jerusalém tem o título à vista, mas precisa que três dos seus mais directos perseguidores - Maccabi Netanya, Hapoel Ironi e Bnei Floriana - percam todos pontos. Vida mais fácil tem o Valletta que depende de si próprio para reclamar o título na ilha de Malta, precisando apenas de bater o Floriana para dar início à festa.