segunda-feira, junho 9

Atravessando o oceano #4

Antes de mais nada, gostaria de falar um pouco da própria coluna. Como eu havia dito na primeira delas, ainda estávamos nos adaptando, escolhendo a periodicidade, entre outras coisas.

Inicialmente seria uma coluna semanal, acabou quase que naturalmente se ajustando em uma coluna quinzenal, de acordo com o rítmo atual do futebol sul-americano. Quem sabe no futuro os assuntos comessem a se acumular novamente, pedindo que a coluna volte a ser semanal.

Libertadores

O assunto do momento é a final do maior torneio das Américas. Uma final inusitada entre os surpreendentes Fluminense e LDU, lembrando um pouco aquele também inusitado Porto x Monaco em 2004 na Champions League.

Eu havia escrito na minha última coluna que o Boca era favorito, mas devíamos ficar de olho no Fluminense, não seria surpresa a classificação do tricolor carioca. E não deu outra, o Flu, avassalador, já havia passado pelo São Paulo e agora não deu a mínima chance ao atual campeão Boca. O América, pesadelo dos brasileiros neste ano, perdeu o gás e caiu diante a quase desconhecida LDU.

Curiosamente, a LDU é o segundo time equatoriano a chegar na final da Libertadores, o primeiro havia sido o Barcelona, que disputou a final com o Vasco, outro time carioca que ganhou naquela ocasião o seu único título internacional.

Fluminense e LDU vieram ambos do mesmo grupo 8, na fase inicial. Grupo o qual os dois dominaram. Pelo desempenho dos dois, não dá pra apontar o campeão. Por acaso ambos fizeram a estréia na competição juntos: 0x0 no Equador. A maior goleada do Flu, um 6x0 pra cima do Arsenal, não significa muito, pois a LDU fez parecidos 6x1 no pobre time argentino. No segundo jogo, no qual ambos já estavam classificados, o Flu ganhou em casa de 1x0, com um gol no fim da partida.

Apesar do equilíbrio vai ser muito difícil o título não ir para as laranjeiras, tradicional bairro do Rio onde fica o Fluminense. O Fluminense pasou, como eu ja havia dito, por São Paulo e Boca, dois dos mais fortes candidatos ao título. Será uma tragédia perder pra Liga Desportiva Universitária, vulga LDU do Equador, país sem a mínima tradição no futebol.

A única chance da LDU, ao meu ver, é justamente o Flu já entrar em campo se sentindo campeão. Não existe time bobo na Libertadores e o América provou isso, ao eliminar Flamengo e Santos, ambos já se achando classificados.

A Libertadores agora tem uma pequena pausa, voltado no dia 25 para o primeiro jogo da final, no Equador. Dia 2 de julho o segundo jogo, no Maracanã que certamente estará lindo e preparado para a festa.

Fluminense

Apesar do Fluminense ser um time tradicional e respeitado no Brasil, não possui muito renome internacionalmente. Na Argentina ele já foi tratado como um desconhecido, imagino aí na Europa. Nacionalmente o Flu é tratado um dos grandes brasileiros, tendo sido campeão nacional em 1984 e nos fornecendo jogadores de alto nível como Rivelino, Telê Santana, Didi, Gérson, Carlos Alberto Torres, entre tantos outros.

Mais recentemente dois jogadores que saíram do Flu tiveram algum destaque em Portugal, são eles Roger, meia-esquerdo que jogou no Benfica e Carlos Alberto, meia-direito que atuou no Porto.

É o detentor do récorde de títulos no tradicionalíssimo campeonato estadual do Rio de Janeiro, com 30 conquistas, sendo alcançado apenas este ano pelo Flamengo, que passou a ter os mesmos 30. Vasco possui 22 e o Botafogo 18.

Curiosamente, o Flu pleitea na FIFA, junto com o Palmeiras, um título mundial conquistado em 1952. Na época foi disputado por dois anos um torneio reunindo os campeões de vários países (não existia ainda a Champions e a Libertadores). Curiosamente, no mesmo grupo do Flu em 52 estava o Sporting, campeão Português nas temporadas 50/51 e 51/52. O Sporting também disputou o torneio de 51, vencido pelo Palmeiras, porém estavam em grupos diferentes.

A FIFA chegou a considerar a hipótese de oficializar os dois títulos mundiais, o que foi muito comemorado pelos dois clubes. Foi levado à votação na cúpula da entidade, em Zurique, porém a maioria acabou por decidir que seriam títulos mundiais apenas os organizados pela própria FIFA, a partir de 2005. Fora desconsiderados também os mundiais do Japão disputados de 1960 a 2004, vencidos por equipes como Porto, Flamengo, São Paulo, Santos, Real Madrid, Manchester United, etc. Para estes clubes, evidentemente, seus títulos mundiais existem, não importa o que diga a FIFA.

Liga Desportiva Universitária

Assim como o Fluminense, a LDU não possui grande renome internacional. O clube venceu a liga equatoriana por oito vezes, nos anos de 1969, 1974, 1975, 1990, 1998 , 1999, 2003 e 2005. Pela primeira vez passa das oitavas-de-final da Libertadores, desta vez surpreendendo e chegando à final, passando por Estudiantes , San Lorenzo e América do México, após passar pelo grupo 8 que tinha justamente o Fluminense, junto do Arsenal (Argentina) e do Libertad (Paraguai).

À espera de um dos dois estão Manchester United, Pachuca (México) e Waitakere United (Austrália), para a disputa do mundial interclubes em dezembro. Completam a lista os campeões da Ásia, da África e do Japão (país sede) todos ainda a serem definidos.

Campeonato Brasileiro 2008

Enquanto o Fluminense sonha alto e vive o melhor momento da sua história, os outros brasileiros voltam as atenções para o campeonato nacional, que começa a esquentar de vez, com sua tabela tomando corpo.

O Flamengo, após uma bela goleada de 5x0 sobre o Figueirense, reassumiu a liderança, seguido de perto pelo Cruzeiro, que tem os mesmos pontos mas perde no saldo de gols. O Flamengo busca o inédito hexacampeonato, enquanto o Cruzeiro busca seu segundo título. Na terceira e quarta posições estão empatados o surpreendente Náutico e o Grêmio. Os quatro primeiros disputam a copa Libertadores do ano que vem.

Os dois líderes já abriram uma distância do grupo intermediário, formado pelos clubes que se classificam para a copa Sul-Americana, aqueles que se encontram entre o 5o e o 12o lugares. Entre eles estão, em ordem: Atlético-PR (5), Sport (6), Vasco (7), Vitória (8), Botafogo (9), Palmeiras (10), São Paulo (11) e Atlético-MG (12).

Atrás destes, estão os clubes que querem evitar a queda para a segunda divisão, sendo do 13o ao 16o não se classificando para nenhuma competição continental, tampouco caindo de divisão: Coritiba (13), Portuguesa (14), Ipatinga (15) e Figueirense (16). Completam a tabela os membros da "zona maldita", os quatro últimos que serão "premiados" com uma despromoção: Internacional (17), Santos (18), Goiás (19) e Fluminense (20).

O Fluminense até agora só jogou com reservas e juniores, dando total atenção à Libertadores. Tem elenco para se recuperar, e certamente irá. O problema é que o time tem apenas 1 ponto, já está se distanciando bastante dos classificados para a Libertadores 2009. Se não for campeão (ganhando uma vaga pra 2009), será difícil voltar para o torneio ano que vem.

Santos e Internacional, que possuem juntos três títulos mundiais, surpreendem negativamente, fazendo uma campanha pífia, integrando a zona do rebaixamento, e no rítmo que estão jogando, apresentando um futebol fraquíssimo, pelo menos um dos dois deve acabar caindo de fato. O Internacional vive momento pior, pois se encontra sem treinador e os bons nomes do mercado já estão bem empregados.

A última cartada do clube, um contrato milionário ao Zico, que levou o Fenerbahçe às quartas-de-final da Champions, foi categoricamente recusado. Zico descartou completamente assumir o time Gaucho. Há quem diga que o Inter irá esperar o fim da Euro para tentar seduzir o também gaúcho Felipão, ex técnico do Grêmio, Criciúma, Palmeiras e seleção Brasileira. Porém o atual técnico da seleção Portuguesa possui, segundo os boatos, propostas do Chelsea e da seleção inglesa. Ficará no sonho do Inter, não há dúvidas.