sexta-feira, junho 20

Portugal de Fora


Na noite de ontem ditou-se o afastamento da selecção nacional do Euro 2008. Num jogo contra a Alemanha, onde a motivação estava em alta, sendo Portugal considerado por todos (ou quase todos, já que eu não considerava) o favorito a vencer a partida.
A selecção chegou á Suiça com uma enorme vontade de vencer por fim um Europeu, e tanto em Portugal, como entre os emigrantes na Suiça, todos acreditavam que eramos um dos principais favoritos a levar a taça para casa, é caso para dizer que se gerou uma enorme espectativa nos pupilos de Scolari, e principalmente num homem de nome, Cristiano Ronaldo.
E o que é certo, é que tudo começou ás mil maravilhas, com uma excelente exibição contra a Turquia e com uma vitória por duas bolas a zero. Seguidamente deu-se a vitória contra a República Checa, por 3-1, tornando-se assim Portugal a primeira equipa a qualificar-se para os quartos-de-final, num jogo onde Deco foi brilhante, tendo levado a selecção ás costas durante todo o jogo, mas por incrível que pareça o melhor jogador em campo foi, Ronaldo (porque será?). No fim do jogo todo Portugal estava feliz pela sua selecção e as espectativas cada vez subiam mais.
Com toda a euforia gerada á volta da selecção, muitos se esqueceram de um problemazito, que poderia vir a ser proponderante, falo claro está de Ricardo o guarda-redes português que como todos sabemos nunca foi um primor a sair-se dos postes.
A partir daí, foi uma questão de tempo até novos problemas surgirem á volta da nossa selecção, começando com o anúncio de que Scolari viria a ser treinador do Chelsea, no fim do Europeu, vindo contradizer as declarações do treinador, que anteriormente afirmou que até o Euro terminar não queria ouvir falar do seu futuro.
No Domingo seguinte era hora de jogar frente á Suiça, onde o selecionador fez descansar praticamente toda a equipa, em mais uma decisão que para mim não foi a mais acertada e que tirou algum ritmo aos jogadores portugueses, consequentemente perdemos 2-0 com aquela que era a equipa mais fraca do grupo.
Ninguém ligou á derrota, já que Portugal já estava apurado e aproximava-se um jogo importantissimo contra a Alemanha que até aí não estava a praticar o seu melhor futebol, e talvez por isso muita gente dava como certa a vitória portuguesa, esqueceram-se foi de um "pequeno" promenor, para todos os efeitos Portugal ia enfrentar a grande Alemanha.
E assim se sucedeu o jogo de ontem, uma equipa portuguesa que mostrou bom futebol mas com muitos erros que lhe custaram uma derrota, a meu ver justa, onde o nosso guarda-redes foi mal batido em dois dos três golos, e onde Deco fez mais uma exibição de encher o olho, mas que não bastou para vencer.
Para mim Portugal enquanto não aprender que jogar bom futeol não é sinónimo de ganhar, nunca irá vencer uma grande competição. Todos têm que aprender com selecções como a Alemanha ou a Itália, que por muito mal que estejam a jogar, quando é preciso ganham e por isso são conhecidas como colossos europeus. Portugal durante toda a competição mostrou algumas falhas inexplicáveis desde a baliza, onde Ricardo nunca foi uma boa opcção a meu ver, quando se pode contar com muitos bons guarda-redes como Nuno, Quim ou até Eduardo, e poderia estar aqui a escrever muito mais sobre opcões erradas do nosso ex-seleccionador Luis Filipe Scolari, que ao longo do seu percurso conseguiu um segundo lugar num europeu e um quarto lugar num Mundial, mas infelizmente ficou sempre quase no que toca á vitória final e nunca conseguiu vencer nenhum troféu.
E assim acabou mais um sonho português, não concretizado...



PS: Uma nota importante para Cristiano Ronaldo, que tal como eu esperava fez um Europeu muito aquem das espectativas, talvez por ter estado mais preocupado com a ida para o Real Madrid, ou então apenas por desgaste físico, isso nunca iremos saber.