domingo, abril 20

Johan Cruijff


Agora teremos uma Biografia do craque Johan Cruijff e veremos as glórias dele tanto como jogador tanto como treinador.

Hendrik Johannes Cruijff, ou simplesmente Johan Cruijff, é o melhor jogador Holandês de todos os tempos, caracterizado pela sua inteligência quando com a posse de bola nos pés.

Cruijff é agora um treinador à procura de um clube, ou então deixou mesmo o futebol. No seu curto historial como treinador é conhecido por treinar unicamente o Ajax nas épocas de 1986 a1988 e o Barcelona nas épocas de 1988 a1996 ajudando esta equipa a ganhar uma Champions.

Cruiff e seu treinador no Ajax , Rinus Michels, são os culpados pela revolução táctica do Futebol, o chamado “futebol total” que consiste na polivalência no terreno de jogo.

O Salvador ( Apelido de Cruijff) dos clubes mais importantes que jogou destaca-se o Ajax, o Barcelona e o Feyenoord.

Cruijff foi considerado um dos melhores jogadores do mundo, juntamente com Pelé e Beckenbauer.

Ao serviço do Ajax foi tri-campeão da Europa(1971-1973) e ainda tri-Bola de ouro (1971, 1973, 1974).

A serviço da selecção holandesa, Cruiff participou 48 vezes com a camisola laranja marcando 33 golos em alguns desses jogos conseguiu terminar o mundial de 1974 disputado na Alemanha como vice-campeão do mundo( foi derrotado na final pela equipa da casa). No mundial seguinte recusou jogar, com ou sem Cruijff a Holanda conseguiu renovar o seu título vice-campeão do mundo.

Num dos golos mais intelegentes que já vi participou Cruijff, o tão célebre "penalty indirecto". Na marcação do penalty Cruijff jogou para o lado de onde veio um colega do Ajax, e este devolve a Cruijff que já de baliza aberta enconstou a bola para dentro da Baliza.

Um ano após retirar-se dos relvados Johan Cruijff perdeu todo o seu dinheiro, com fracos negócios. Visto isto ele achou melhor voltar aos relvados, recomeçou nos Estados Unidos e em 1980 voltou à Holanda para ajudar o técnico do Ajax no seu plantel. Em 1981 assinou novamente pelo Ajax como jogador, e nessa época foi campeão nacional. Na época seguinte o Ajax recusou oferecer novo contrato e Cruijff dirigiu-se para o arquerival do Ajax, o Feyenoord onde terminou a carreira como campeão nacional.

Com este grande historial foi eleito com justiça o melhor jogador da Holanda dos 50 anos da UEFA, nos Prémios do Jubileu da entidade.

Deixo-vos agora com os GRANDES golos e GRANDES jogadas deste Grande Jogador.