domingo, abril 27

U. Leiria-Leixões, 1-3 (crónica)



Está confirmada a descida de divisão do U. Leiria. Uma derrota em casa com o Leixões por 3-1 confirmou o destino há muito programado para a equipa do Lis, mas que os pontos conquistados frente a Sp. Braga, e principalmente frente ao Sporting, adiaram. O Leixões conseguiu a primeira vitória fora esta época.

Foi esta a equipa que goleou o Sporting por 4-1, neste mesmo estádio, na semana passada? Poderiam perguntar aqueles que viram o U. Leiria jogar este domingo. Não houve qualquer semelhança com a exibição que valeu a surpresa da ronda anterior. As ausências de Harison e Sougou foram notadas. A nulidade de Paulo César na frente foi apenas uma das provas que este Leiria foi outro. Bem diferente.

O Leixões ficou em vantagem logo no primeiro minuto de jogo. Após canto de Paulo Machado, na direita, Jorge Gonçalves de cabeça colocou a equipa a vencer.

O U. Leiria reagiu e foi à procura da igualdade e aos 18 minutos fez o 1-1, de penalty. Paulo César sofre falta da área de Paulo Machado e na marcação do castigo máximo Éder igualou a partida.

Dos leirenses ainda se viram dois falhanços de Toñito e pouco mais de relevante no ataque. E foi no meio-campo que se disputou a jogada que ditou a expulsão de Arvid, aos 34 minutos.

Reduzida a 10 tudo se complicava para a equipa de Leiria e o Leixões ganhava terreno na busca da primeira vitória fora da temporada. Mas só na segunda parte confirmou o triunfo. Dois bons remates de Hugo Morais (62m) e Castanheira (69m), de longe, na esquerda, deram o 3-1 final. Excelentes iniciativas dos médios do Leixões.

O resultado poderia ser mais pesado, mas os três golos em Leiria permitiram para o Leixões três importantes pontos na luta pela permanência. A festa foi dos cerca de mil adeptos que se deslocaram de Matosinhos para dar cor a uma das bancadas centrais. O U. Leiria é a primeira equipa a descer de divisão. Falta conhecer a outra...


PS: E COM MUITA PENA MINHA QUE VEJO O LEIRIA NA SEGUNDA