sábado, maio 17

História da Taça de Portugal


Olá, neste fim-de-semana irá se realizar a tão desejada final da Taça de Portugal, a decorrer ás 17:00 horas da tarde de Domingo em pleno estádio do Jamor.
FCPorto e Sporting irão se defrontar, naquela, que toda a gente espera que seja uma grande final, com muitos golos e emoção até ao fim.
Visto que este vai ser o último jogo da tão longa época futebolistica em Portugal (sem contar com o Europeu), aqui neste blogue iremos publicar vários posts sobre a final, e para começar vou tal como diz no título, falar da história desta já velha competição.

Em 1921 a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), criou a primeira taça de maior destaque em Portugal, o Campeonato de Portugal,competição essa disputada em eliminatórias tal, como agora a taça de Portugal. Nesse tempo este campeonato era o mais importante a nível nacional, no que ao futebol diz respeito, pois a liga portuguesa ainda não existia. Deixo-vos aqui com o número de campeonatos de portugal ganhos pelos respectivos clubes:

FCPorto: 4
Sporting: 4
SLBenfica: 3
Belenenses: 3
Olhanense: 1
Marítimo: 1
Carcavelinhos: 1

Na época de 1938/39, deu-se a mudança de designação do anterior campeonato de Portugal, para a já mais conhecida Taça de Portugal, que desde então ainda faz parte do futebol em Portugal.
Tal como o campeonato de Portugal, a taça disputa-se em eliminatórias de uma mão apenas, entre todas as equipas da Bwin liga, da Liga de Honra, da 2ªB, da 3ª, e os melhores classificados das ligas Distritais da temporada passada.
A final desta competição, que é na actualidade a 2ª mais importante do futebol nacional, realiza-se quase sempre no Estádio do Jamor em Oeiras, exeptuando algumas exceções.
Fiquem com a tabela, com os vencedores da taça:

SLBenfica: 24
Sporting: 14
FCPorto: 13
Boavista: 5
Setúbal: 3
Belenenses:3
Académica: 1
Braga: 1
Beira-Mar: 1
Leixões: 1
Estrela: 1

Esta taça, como podem ver pela tabela, tem diversos vencedores, devido á enorme imprevisibilidade, já que os jogos são realizados em eliminatórias, o que faz com que haja mais surpresas, e com que tenhamos mais emoção. Em quase todos os anos,uma equipa teoricamente mais fraca, costuma ficar para a história como um "tomba-gigantes", como tivemos o caso do Atlético o ano passado, que eliminou o FCP.
Para muitos clubes esta competição, é uma boa oportunidade de poder jogar frente aos grandes do nosso futebol, por isso se costuma falar da festa da taça. Infelizmente, por vezes as equipas de 1ª liga, nas fases iniciais da competição, usam as suas reservas nos jogos disputados, o que tira uma certa emoção, mas que ao mesmo tempo dá mais oportunidades para outros clubes brilharem.
Fiquem agora com algumas curiosidades sobre as finais:

Maior Vitória numa final: Benfica 8 vs 0 Estoril
Finais Terminadas após prolongamento: 7
Resultado Típico das finais: 2-1 (16 vezes)
Finais Disputadas fora do Jamor: 11
Jogador com mais golos em finais: Rogerio Pipi (15 golos, no total de 6 finais realizadas)
Final mais vezes realizada: FCPorto vs SLBenfica (9 vezes)


Espero que tenham gostado, e que este post vos tenha aguçado a apetite para a final que se avizinha.