quinta-feira, maio 15

Zenit vencedor da Taça Uefa

Na noite de ontem decidiu-se o vencedor da importante taça UEFA, conquistada pelo Zenit, que segue-se assim ao Sevilha que tinha ganho as duas edições anteriores.
A equipa russa, está a viver dias de história para o clube, pois nunca antes tinha conquistado uma taça a nivel internacional. Foi sem dúvida a surpresa da prova, pois para além de ter eliminado o Bayern com os esclarecedores 4-0 no jogo da 2ª mão, esta equipa eliminou também o Leverkusen nos 4ºs de final, tendo vencido um dos jogos por 4-1. Nos oitavos eliminou o Marselha, que vinha da Champions League e nos 16ºs de final eliminou o Villareal. Na primeira ronda venceu o Standard e na fase de grupos ficou em 3º atrás do Everton e do Nuremberga. Foi uma bela prestação da equipa de Dick Advocaat, que teve como melhor marcador da prova Pavel Pogrebnyak, que infelizmente não participou na final por ter visto a cartolina amarela no jogo contra o Bayern. Antes de mais fiquem com os golos da final...



Golos esse que foram marcados por Igor Denisov e Zyryanov.

Agora sem querer tirar nenhum mérito ao Zenit, mas eu acho que ao longo dos tempos talvez esta taça esteja a ficar desvalorizada, pois senão reparem nos participantes das últimas edições, que são quase todos equipas do meio da tabela de alguns dos campeonatos europeus, e comparem-nas com as de antigamente, estou me a lembrar agora por exemplo de uma grande final entre Liverpool e Alavés que terminou com uns elctrizantes 5-4 para os ingleses. Eu acho que a principal razão para isto estar a acontecer é o número de equipas que vão á Champions, reparem que só no campeonato inglês e no espanhol vão 4, indo a taça UEFA as equipas posicionadas do 5º lugar para baixo. Mas isto é apenas a minha opinião.