Após uma pausa, atravessamos novamente o oceano para comentar o futebol brasileiro e sul-americano. Mesmo se tratando do futebol na América do Sul, o grande destaque foi, sem dúvida alguma, a grande classificação do Fluminense sobre o São Paulo, na copa Libertadores.
Classificação esta que mudou de dono por três vezes no mesmo jogo e apenas foi definida aos 47 minutos do segundo tempo. Ou, como vocês europeus preferem, aos dois de acréscimo após os noventa minutos de jogo.
Não há a mínima dúvida que o confronto Fluminense versus Boca Júniors é a final antecipada, que definirá o campeão. Vantagem para o Boca, mas o Fluminense vem crescendo, tem a melhor campanha da competição e mostrou enorme força ante o São Paulo. Repito, o grande favorito é o Boca, mas não será surpresa se der Flu.
Do outro lado, na outra semi-final, LDU e América do México fazem um confronto de azarões, dois times que ninguém apostava. Aliás a presença do América entre os quatro primeiros da Libertadores aumenta ainda mais aquela enorme bobeada do Flamengo, tema da minha última coluna.
Para encerrar o assunto Libertadores, Boca e Fluminense estão juntos na torcida pelo América. Para quem não sabe, os times mexicanos jogam a Libertadores como convidados. A presença do América na final significa que o vencedor de Boca e Flu estará no mundial em dezembro, mesmo não sendo campeão.
Enquanto isso o campeonato Brasileiro começa a esquentar. Cruzeiro, Flamengo e Grêmio são, neste momento, os três primeiros colocados e começam a disparar como os favoritos ao título.
Destaque para Cruzeiro e Flamengo. O time mineiro atropelou o Santos, 4x0, e assumiu a liderança do campeonato. O rubro-negro carioca, após vencer o Santos (3x1) e empatar com o Grêmio fora de casa (0x0), passou pelo terceiro jogo difícil, vencendo o campeão mundial de 2006, o Internacional, por 2x1.
O Cruzeiro, com 100% de aproveitamento, tem dois pontos de vantagem para Flamengo e Grêmio.
Na outra ponta da tabela, a de baixo temos algumas surpresas. Entre os que estariam rebaixados, neste momento, estão Fluminense e São paulo. O primeiro, porém, está com atenção total na Libertadores e vêm jogando com jogadores reservas e juniores. O São Paulo, porém, joga com sua força máxima e ainda não conseguiu vencer. O time deste ano não tem a mesma força de antes e, pra piorar, não contará mais com o atacante Adriano, que disputará quatro jogos com a seleção brasileira e depois retornará à Inter de Milão.
Outro que decepciona é Santos, que levou duas goleadas neste início de campeonato (3x1 para o Flamengo e 4x0 para o Cruzeiro). A luz amarela já acendeu na Vila Belmiro. Os santistas sabem que o time é fraco e o campeonato brasileiro não perdoa.
Só nesta década, já tivemos o rebaixamento (para a segunda divisão) de Corinthians (duas vezes), Palmeiras, Botafogo, Grêmio, Bahia, Coritiba, Guarani, Atlético Paranaense e Atlético Mineiro, times tradicionais e todos eles campeões brasileiros. Aliás, juntos eles somam 16 títulos brasileiros (em 36 edições), todos rebaixados nos últimos sete anos. Se não se cuidar, o Santos se junta a eles, adicionando mais dois campeonatos à esta conta.
terça-feira, maio 27
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 golos:
Gosto mt desta rubrica, pois adoro o futebol sul americano, mas em tempo de aulas n consigo acompanhar muito... agora ja nao ha problema pois explicas mt bem o que se tem passado por esses lados
continuação de bom trabalho
Enviar um comentário