domingo, novembro 30

Ronaldo já foi eleito?

Cristiano Ronaldo já terá sido fotografado com a Bola de Ouro, troféu com que a revista “France Football” distingue anualmente o melhor jogador do Mundo, noticia hoje a imprensa britânica. Segundo os tablóides “The Sun” e “Daily Mirror”, uma equipa de reportagem da publicação francesa viajou até Manchester e registou imagens do momento em que o extremo do United tocou pela primeira vez na bola dourada ontem. O anúncio oficial está marcado para terça-feira e, caso se confirme a vitória de Ronaldo, a estrela madeirense, com 23 anos, sucede aos portugueses Eusébio e Figo, distinguidos com a Bola de Ouro em 1965 e em 2000, respectivamente, quando então eram apenas contabilizados os campeonatos europeus e, no primeiro caso, também apenas os jogadores de nacionalidade europeia. Ronaldo, principal candidato a suceder ao brasileiro Kaká (Milan), será o primeiro jogador do Manchester United a receber este troféu desde a eleição do norte-irlandês George Best, há 40 anos. Entretanto, o brasileiro Robinho (Manchester City), que vai defrontar domingo os “red devils”, num derby a contar para a 15ª ronda da Liga inglesa, reconheceu Ronaldo como “um dos melhores jogadores do Mundo”, em declarações publicadas hoje no “Daily Express”. “Tenho a certeza de que vai ganhar também o prémio FIFA este ano. Ele merece-o”, afirmou, referindo-se à outra distinção mundial, cujo vencedor será revelada em Janeiro.

Barcelona reforça liderança

O Barcelona confirmou o seu actual bom momento ao golear esta noite em Sevilha, por 3-0, em jogo antecipado da décima terceira jornada da I Liga espanhola. Um golo de Eto’o, aos 20’, e dois de Messi, aos 78’ e 90+2’, derrotaram a equipa do Sevilha sem apelo nem agravo. O Real Madrid perdeu também hoje por 3-1 no terreno do Getafe, ficando ainda mais longe dos catalães na classificação. O Barcelona é o guia, com 32 pontos, seguido do Real Madrid, com 26, do Villarreal, com 25, do Valência, com 24, e do Sevilha, também com 24.

terça-feira, novembro 25

Apito Dourado, será que ele existe ?

Apito Dourado, existe ? Fala-nos um pouco sobre o assunto...

segunda-feira, novembro 24

Desculpas

Pedimos imensa desculpa por este fim-de-semana ter-mos faltado ao nosso dever de colocar jogos em directo.

Carlos Queiroz fora da selecção ?

Gostavas que Queiroz saísse da selecção ?

domingo, novembro 23

Ajudem é muito importante

Eu sei que isto não tem nada haver com o tema deste blogue, mas é um situação complicada e como me pediram para ajudar cá vai..

Desaparecido desde o dia 21 de Novembro pelas 8 da manhã.



Nome: Miguel Costa Campos Gonçalves Arês


Descrição: 19 anos, 1.83m,magro, olhos castanhos escuros, cabelo grande com madeixas "amarelas" e despentiado.



Na manhã de 21 de Novembro, o Miguel saiu de casa(Parede) para apanhar o comboio na estção de carcavelos e ir para a escola em Lisboa que fica do Cais do Sodré. Desde que saiu de casa mais ninguém o viu.




Quem encontrar ou pessoir alguma informação contacte: 912845485/964665393


teresacostacampos@hotmail.com

domingo, novembro 16

Liga Sagres - Sporting 0-1 Leixões

O impressionante Leixões depois de ter empatado com o Benfica e de derrotar o Porto no estádio do Dragão, foi ontem vencer a Alvalade garantindo assim a continuação no 1ºlugar.

Liga Sagres - FCPorto 2-0 Vitória de Guimarães

O Porto parece ter afastado definitivamente o ambiente de crise depois de alcançar a 3ª vitória consecutiva apanhando assim o Sporting na qualificação.

sábado, novembro 15

Quaresma de fora


José Mourinho deixou de fora Ricardo Quaresma nos convocados do Inter para a visita de sábado a Palermo, em jogo da Série A italiana, segundo ele na expectativa de ver o extremo português melhorar de forma. "Teve as suas oportunidades e terá outras. Temos um grupo de muito bons avançados e não podem jogar todos ", justificou Mourinho, na antevisão do encontro.

sexta-feira, novembro 14

Taça de Portugal - Sorteio dos 8ºs de final

Foi hoje realizado o sorteio referente aos 8ºs de final da taça de Portugal, sendo que o Porto irá jogar em casa do Cinfães (única equipa da 3ª liga em prova) e o Benfica deslocar-se-á até Matosinhos para defrontar o também surpreendente Leixões.
Fica aqui a lista completa:

P. Ferreira-Vizela
Trofense-Nacional
Naval-Portimonense
Leixões-Benfica
V. Setúbal/Moncorvo-V. Guimarães
Cinfães-F.C. Porto
E. Amadora-Olivais e Moscavide
Valvedez-processo pendente relativo à 1ª eliminatória*

* O vencedor do encontro da primeira eliminatória entre o Lusitano (III) e o Fiães (III), que foi alvo de protesto, visita o Santa Clara (H), na 2ª eliminatória. Quem vencer receberá depois o Freamunde (H). Daqui sairá o clube que na quarta ronda será o anfitrião do União (II).

Fonte: Mais Futebol

quinta-feira, novembro 13

Segredinhos Deprimentes #19

Se bem se lembram, na última edição dos Segredinhos Deprimentes o vídeo colocado tinha como "protagonista" um velha portista que anima as viagens do metro. Desta vez, a saga continua com a mesma senhora a mandar umas "piadas" enquanto esperava pelo metro:

Convocatória portuguesa para particular com o Brasil

Carlos Queirós já deu a conhecer a lista de convocados para o amigável com o Brasil a realizar-se na próxima semana, onde apresentou várias novidades entra as quais o regresso de Tiago e as estreias de César Peixoto e Rolando. Também Nuno Gomes surpreendentemente não foi convocado.

Atlético Madrid: Maniche e Simão;
Chelsea: Bosingwa, Deco e Paulo Ferreira;
Zenit: Danny;
FC Porto: Bruno Alves, Raúl Meireles e Rolando;
Galatasaray: Fernando Meira;
Juventus: Tiago;
Manchester United: Cristiano Ronaldo e Nani;
Real Madrid: Pepe;
Sp. Braga: César Peixoto e Eduardo;
Benfica: Quim;
Sporting: João Moutinho;
Werder Bremen: Hugo Almeida;
Valência: Miguel.

Taça da Liga - Resultados do Sorteio

Hoje foi realizado o sorteio da primeira fase de grupos em que participam os 3 grandes na taça da liga, conquistada o ano passado pelo Setúbal.
Deixo-vos aqui com a lista de jogos a realizar:

Grupo A

F.C. Porto, V. Setúbal, Nacional e Académica

Grupo B

Sporting, Marítimo, P. Ferreira e Rio Ave

Grupo C

Benfica, V. Guimarães, Belenenses e Olhanense

Confira o calendário:

1ª jornada (7 de Janeiro)

Grupo A

F.C. Porto-V. Setúbal
Académica-Nacional

Grupo B

Sporting-Marítimo
P. Ferreira-Rio Ave

Grupo C

V. Guimarães-Benfica
Olhanense-Belenenses

2ª jornada (14 Janeiro)

Grupo A

V. Setúbal-Académica
Nacional-F.C. Porto

Grupo B

Marítimo-P. Ferreira
Rio Ave-Sporting

Grupo C

Benfica-Olhanense
Belenenses-V. Guimarães

3ª jornada (18 Janeiro)

Grupo A

F.C. Porto-Académica
V. Setúbal-Nacional

Grupo B

Sporting-P. Ferreira
Marítimo-Rio Ave

Grupo C

V. Guimarães-Olhanense
Benfica-Belenenses

quarta-feira, novembro 12

Desastres no Futebol #12

Depois de algum tempo de ausência trago-vos hoje a 12ª edição da rubrica "Desastres no Futebol", a rubrica mais violenta deste blogue.

Para hoje irei mostrar-vos um dos momentos mais tristes no futebol, com a morte em campo de Marc Vivien Foe, enquanto jogava uma partida referente á taça das Confederações pela sua selecção, os Camarões diante da Colômbia devido a um infarte fulminante.

terça-feira, novembro 11

Grandes Momentos - Leverkusen 4-4 Benfica

Hoje trago-vos mais uma edição desta remodelada rubrica "Grandes Momentos" no qual a semana passada vos mostrei um jogo simplesmente fantástico onde o Barcelona venceu por 5-4 o Atlético de Madrid.
Para hoje encontrei um não menos fabuloso, entre Bayer Leverkusen e Benfica, a contar para a taça das Taças de 1994 onde o Benfica via-se obrigado a conseguir no minimo empatar com golos em casa dos alemães e depois de muitos golos e emoção lá conseguiu a passagem á fase seguinte com um empate a 4 bolas.

O Benfica teve a perder por 2-0 vendo-se numa posição muito complicada, mas com 3 golos em apenas 20 minutos passou para a frente do marcador e da eliminatória consequentemente, só que o inacreditável aconteceu e entre o minuto 80 e 81 o Leverkusen marcou dois golos encontrando-se na posição de vencedor. Aos 85 minutos Kulkov levou os benfiquistas ao delirio tendo empatado o jogo que iria terminar 4-4 com a passagem do Benfica ás meias finais.

Taça de Portugal - Benfica 3-0 Aves


segunda-feira, novembro 10

Grande jogo acaba com vitória do FCPorto

Ontem á noite realizou-se mais um grande clássico a contar para a taça de Portugal, entre o actual detentor da taça, Sporting e os tri-campeões nacionais o Porto.
Esperava-se uma grande festa em Alvalade depois das duas equipas terem vindo de vitórias importantes a contar para a liga milionária, mas apesar disso a lotação foi de 27 mil pessoas, cerca de metade da lotação total.

Mesmo assim dentro do campo os jogadores presentearam-nos com uma bela partida de futebol onde assistimos ao que tudo indica á melhor primeira parte da época realizada pela equipa de Paulo Bento e também muito provavelmente uma das piores do Porto, que foi completamente dominado apostando apenas nos contra-ataques que mesmo assim foram raros.
Jesualdo Ferreira que apostou numa equipa com bastantes alterações, entre as quais a entrada de Hulk, Mariano e Fucile no onze inicial, pode-se assim dar por contente ter ido para o intervalo a perder apenas por 1-0, talvez devido á boa exibição de Helton e o desacerto dos atacantes leoninos.

Já na segunda parte o jogo foi bem diferente, talvez devido ás entradas de Rodriguez e Tomás Costa em campo por Meireles e Mariano que durante o tempo que estiveram em campo não atingiram o seu melhor nível. O que se sucedeu foi um espevitar do Porto no jogo, que mesmo sem esforçar muito chegou ao empate ao minuto 59 em mais uma jogada individual de Hulk (foram muitas ao longo do jogo) que culminou com um bom golo.

Depois foi tempo para o início do espectáculo protagonizado pelo árbitro da partida, Bruno Paixão que até teve bem a meu ver em ambas as expulsões, primeiro na de Caneira seguindo-se Pedro Emanuel que a meu ver naquela altura já não devia estar em campo, pois já tinha um amarelo e via-se que não tinha velocidade para parar os atacantes leoninos, mas já que Jesualdo não o tirou, o árbitro fez esse favor ao mostrar o segundo amarelo. Já perto do fim também Hulk foi expulso por simular uma grande penalidade e mais uma vez o juíz de partida viu bem. O grande problema foi na questão dos penaltis, ficando a meu ver pelo menos dois clarissimos por marcar, um para o Porto por falta de Polga sore Hulk e outro para os leões quando Rolando jogou a bola com a mão, ou seja Bruno Paixão não beneficiou nenhuma das equipas tendo apenas estragado um pouco do espectáculo com a sua má actuação que foi repreendida pelos técnicos das duas equipas no fim do jogo.

Já no fim dos 120 minutos houve lugar para a marcação de grandes penalidades onde o grande herói foi Helton ao defender por duas vezes dando assim a vitória aos azuis e brancos que apenas falharam um penálti por Lucho Gonzalez (que falhou pela 2ª vez na sua carreira e novamente frente ao Sporting).

Fica aqui o resumo do jogo:

Taça de Portugal - Resultados da 4ª eliminatória





Este fim de semana foi realizada mais uma eliminatória da taça de Portugal, já com alguns jogos entre equipas de 1ª liga, entre eles o grande clássico onde o Porto levou de vencido o Sporting apurando-se assim para os 8ºs de final da taça.
Relembro que ainda falta realizar os jogos entre Benfica e Aves disputado esta noite no estádio da Luz e os jogos entre Moncorvo e Setúbal, e Santa Clara - União da Madeira que foram adiados. Fica aqui o quadro de resultados:


Boavista 0-2 V. Guimarães
Valdevez 1-0 Gil Vicente
Vizela 3-1 Esmoriz
Ol. Moscavide 2-0 Beira-Mar
Gondomar 0-2 Trofense
Académica 0-1 Est. Amadora
Cinfães 1-0 Fátima
Arouca 0-0 (1-3)g.p. P. Ferreira
Leixões 3-0 (a.p.) Santana
Portimonense 3-0 Varzim
Naval 3-2 (a.p.) Belenenses
Sporting 1-1 (4-5)g.p. FC Porto
Nacional 1-0 Sp. Braga
Benfica vs Desp. Aves
Moncorvo vs V. Setúbal
Santa Clara ADI U. Madeira

sábado, novembro 8

As Aventuras do Emplastro #6

Mais uma semana se passou e aqui estou novamente para mais um espaço onde o senhor "emplastro" entra em destaque tal como ele gosta, sempre que vê uma câmara.
Para hoje encontrei um momento de que Fernando Santos não deve ter gostado muito, pois numa tentativa de aparecer na televisão, encontrou uma senhora que não é sua fã e passou-se o seguinte:



Já no segundo momento, ela já estve mais animado ao ser entrevistado pela TMN:



Para a semana há mais.

Arshavin quer sair


Com Janeiro quase a chegar, chega também a vontade de mudar de vida. Andrei Arshavin que mudar a dele. O jogador do Zenit confessou que quer sair do clube logo que o mercado de tranferências esteja de novo aberto. "No próximo ano não quero jogar aqui e não vou jogar", confessou ao Sport Express. O russo admitiu ainda que está disposto a que o Zenit peça pelo seu passe "um valor real". "Se isso não acontecer, vou ter de continuar aqui, mas apenas no papel", aferiu.

Giovani dos Santos lesionado


Segundo informações avançadas esta sexta-feira pelo treinador do Tottenham, Harry Redknapp, o jogador mexicano Giovani dos Santos estará fora dos relvados por tempo indeterminado, mas que poderá estender-se durante vários meses. "Ainda não sabemos ao certo quantos meses vão ser necessários para ele recuperar", disse. Giovani lesionou-se no tornozelo durante o apronto do clube inglês.

sexta-feira, novembro 7

Portugueses derrotados na Taça UEFA

As duas equipas portuguesas a disputar a taça UEFA (Benfica e Braga) foram ontem derrotadas por 0-2 e 1-0 respectivamente.
O Benfica a jogar no seu estádio só pensava na vitória que o meteria no caminho dos 16ºs de final da taça, mas os turcos do Galatasaray complicaram as contas encarnadas e aproveitaram algumas facilidades das águias para vencerem o encontro por 2-0 pondo a equipa treinada por Quique Flores numa posição mais complicada no grupo, estando em 4º mas com o Metalist e o Olimpiakos (p´roximos adversários do Benfica) a terem um jogo em atraso.



Já o Braga foi jogar a San Siro com a esperança de conseguir um resultado histórico para o clube, e até o poderia ter conseguido visto que teve algumas oportunidades de se adiantar no marcador, marcador esse que só mudou já no tempo de compensação quando Ronaldinho deu a vitória, a meu ver injusta para os italianos. Seja como for os bracarenses devem ter orgulho da sua equipa pois jogaram de igual para igual com o poderoso AC Milan.

quinta-feira, novembro 6

O Fim...

Ola gente, como vão?

Como já devem ter lido no titulo do post, eu irei abandonar a blogosfera. Esta acontecendo muitas coisas na minha vida e tudo esta vindo feito um canhão.

Recentemente estava tentando entrar no NAVIV, espero que o Dexter entenda o que estou dizendo.

Dependendo das situações, eu poderei voltar... Mas é quase certo que este seja meu ultimo post da blogosfera.

Queria agradeçer muito ao The Game, por me dar a oportunidade, e ao Jericho de ter sido sempre muito sincero comigo.

Fiz muitos amigos na blogosfera, amigos que nunca irei esquecer, Lucas, Dofus, Jericho, Gomes, The Game, Mr Patricio, entre muitos outros.

Sem mais nada a dizer, espero que fiquem bem e sem mim.

Liga dos Campeões - Resultados da 4ª jornada (grupos E,F,G E H)

Mais uma grande noite europeia se passou, com resultados algo surpreendentes e que deixam tudo em aberto na maior parte dos grupos, no que diz respeito á passagem aos 8ºs de final da competição. Passagem essa em que os dragões cada vez acreditam mais depois da importantissima vitória alcançada no terreno do Kiev, com Lucho Gonzalez já em tempo de compensação a marcar o golo da vitória e de seguida a ser expulso por tiar a camisola, visto que antes tinha levado o primeiro amarelo por reclamar com o arbitro uma má decisão. O argentino irá assim falhar a deslocação do Porto á Turquia onde em caso de vitória garante desde já o apuramento e pode até alcançar o primeiro lugar se ganhar em casa ao Arsenal. Está tudo em aberto neste grupo mas não é no único como vos posso mostrar na imagem em baixo:



E agora os resumos:

Real Madrid 0-2 Juventus


Lyon 2-0 Steaua Bucuresti

Watch Lyon v Steaua in Sports Online  |  View More Free Videos Online at Veoh.com

Fiorentina 1-1 Bayern


Dinamo Kiev 1-2 FC Porto

Watch Dynamo Kyiv v Porto in Sports Online  |  View More Free Videos Online at Veoh.com

Celtic 1-1 Manchester Utd

Watch Celtic v Man United in Sports Online  |  View More Free Videos Online at Veoh.com

BATE 0-2 Zenit

Watch BATE v Zenit in Sports Online  |  View More Free Videos Online at Veoh.com

Aalborg 2-2 Villarreal

Watch AaB v Villarreal in Sports Online  |  View More Free Videos Online at Veoh.com

quarta-feira, novembro 5

Futebol Internacional - Destaques #3

Ainda em início de campeonatos, mais uma jornada se passou na Europa e no resto do mundo. Deixo-vos então os destaques desta semana que passou:

Premier League

Penso que os destaques desta semana merece ser atribuídos destaque ao grande jogo entre Manchester e Hull City, que acabou num resultado de 4-3. Cristiano Ronaldo voltou a ser decisivo, marcando dois golos a favor do United. As coisas correram igualmente bem para o luso-brasileiro Deco e para o ex-seleccionador nacional, que derrotaram o Sunderland por 5-0. Do lado do Arsenal as coisas já não correram tão bem, pois acabou a jornada com os mesmos 20 pontos, saindo do Britannia Stadium com uma derrota por 2-1 frente ao Stoke City, resultado que se manteve por 2-0 até aos descontos. Destaco também a derrota do Liverpool, primeiro classificado, por 2-1 frente ao Tottenham, que está num surpreendentes último lugar.

Manchester 4-3 Hull City


Chelsea 5-0 Sunderland


Tottenham 2-1 Liverpool


La Liga

Já na Espanha, destaco as vitórias do Barcelona e do Villareal, que ambos ganharam fora por 1-4. O Barcelona mantém-se assim no primeiro lugar com apenas um ponto de diferença para com o Villareal. Já o Real Madrid não conseguir ir mais além do que um empate a 1 golo frente ao Almeria, conseguindo estar a agora com os mesmos pontos que o Valencia, que perdeu, surpreendentemente, em casa com o Racing de Santander por 2-4. Quem também saiu derrotado foi o Sevilla, que perdeu 3-2 fora de casa com Valladolid, ficando assim com apenas 4 pontos de vantagem do Atletico de Madrid, que marcou dois golos em casa frente Mallorca.

Málaga 1-4 Barcelona


Almería 1-1 Real Madrid


Bundesliga

Na Alemanha, o Hoffenheim continua em primeiro lugar depois de derrotar o Karlsruher por 4-1 com apenas um ponto de avanço do Bayer Leverkusen, que venceu o Wolfsburg por 2-0. O Bayern Munich ascendeu ao terceiro lugar depois de vitória de 3-1 frente ao Bielefeld. O Werder Bremem goleou por 5-1 o Hertha, descendo este último ao sexto lugar com os mesmos pontos que o Dortmund, que empatou em casa por 1-1 com o Bochum.

Bayern Munich 3-1 Bielefeld






Serie A

Na Serie A, o Milan subiu finalmente ao primeiro lugar com uma vitória por 1-0 frente ao Napoli, depois de um empate da Udinese que desceu assim ao segundo lugar. O Inter subiu também na tabela depois de alcançar a vitória por 2-3 frente ao Reggina, estando agora empatado com a Udinese no segundo lugar, ambos com apenas um ponto a mais que o Napoli. Destaco agora a derrota da Roma por 2-0 frente à Juventus. A Roma ocupa então um décimo sétimo lugar na tabela classificativa, com um jogo a menos devido ao jogo contra a Sampdoria ter sido adiado.

Milan 1-0 Napoli


Reggina 2-3 Inter


Destaques no resto da Europa

Na França, o Lyon continua em primeiro lugar depois de vencer o Le Mans por 2-0, seguido a 4 pontos pelo Marseille, que derrotou o Saint-Étienne por 3-1.
Na Holanda, o AZ Alkmaar empatou 3-3 com Heerenveen, deixando-se alcançar pelo Ajax e pelo Breda, que venceram os seus adversários por 0-2 e 1-0 respectivamente. Os três partilham então a primeira classificação da liga. Já o Feyenoord derrotou o Nord por 0-4, mas continua nas últimas posições da tabela.

Destaques no resto do Mundo

No Brasil, o São Paulo goleou o Internacional por 3-0 e o Palmeiras ganhou por 1-2 ao Santos. Ambos subiram na tabela e ocupam o primeiro e segundo lugares respectivamente. O Grêmio, que empatou 1-1 com o Figueirense, e o Cruzeiro, que foi goleado por 3-0 frente ao Goiás, desceram ao terceiro e quarto lugares respectivamente. O Flamengo fica cada vez mais afastado do primeiro lugar, empatando 2-2 com a Portuguesa. Continua em quinto lugar, a 5 pontos do primeiro classificado, o São Paulo. No fim da tabela estão, surpreendentemente, o Vasco da Gama e o Fluminense, vice-campeão da Libertadores, em penúltimo lugar.
Na Argentina, o Boca Juniors venceu o San Lorenzo por 1-0. Os dois estão agora na primeira classificação em conjunto com o Tigre. O destaque vai para o River Plate, que continua na última posição da tabela com apenas 9 pontos depois de uma derrota por 2-0 frente ao Lanús.

Liga dos Campeões - Resultados da 4ª jornada (grupos A,B,C e D)

Ontem fez-se história em mais uma jornada da Liga dos Campeões onde o Sporting garantiu pela primeira vez o acesso aos 8ºs de final desta comeptição, depois de derrotar o Shaktar em Alvalade com um golo solitário de Derlei (relembro que os leões ja tinham chegado aos 4ºs de final mas na antiga taça dos Campeões Europeus).
Nos outros jogos houve algumas surpresas como por exemplo no mesmo grupo do Sporting o empate do Barcelona em casa contra o Basileia ou a derrota do Chelsea de Luiz Filipe Scolari por 3-1 em casa da Roma. Mas fiquem agora com a tabela completa de resultados e qualificação depois dos jogos de ontem:



E agora os resumos dos jogos:

Werder Bremen 0-3 Panathinaikos


Sporting 1-0 Shakhtar


Marseille 3-0 PSV


Liverpool 1-1 Atl. Madrid

Watch Liverpool v Atletico Madrid in News Online  |  View More Free Videos Online at Veoh.com

Barcelona 1-1 Basel


AS Roma 3-1 Chelsea


Anorthosis 3-3 Inter


*Infelizmente não arranjei video do jogo entre Cluj e Bordéus, em que os franceses venceram por 2-1.

Quem é o verdadeiro Vitória - Setúbal ou Guimarães ?

Destes dois afamados clubes, quem pensas ser o verdadeiro Vitória!

terça-feira, novembro 4

Grandes Momentos - Jogos históricos

Não, isto não é uma nova rubrica aqui no Segredos da Bola apenas digamos uma remodelação. Com certeza muitos de vós se lembrarão da rubrica "Grandes Momentos" em que eu todas as Terças vos mostrava um video com belos momentos de bola (melhores golos, melhores defesas, festejos, fintas entre muitas outras coisas), mas como devem compreender chegou uma altura em que me era completamente impossível arranjar algum tema dentro do mesmo estilo para as seguintes edições, por isso hoje estou de regresso com esta rubrica, mas a partir de agora aqui irei-vos mostrar alguns dos jogos mais emocionantes de que me recorde, seja pela emoção do jogo em si, pelas grandes recuperações ou pelo enorme número de golos marcados numa partida só.

Para a edição de hoje nada melhor que um estrondoso jogo realizado na época 96/97 a contar para taça do Rei, no Camp Nou.
Com Vitor Baía na baliza, o Barcelona encontrou-se numa péssima situação estando perante os seus adeptos a perder 3-0 ao intervalo com o Atlético de Madrid, com 3 golos de Pantic naquela que foi a melhor exibição da sua carreira.
Já na segunda parte Ronaldo também inspirado em 5 minutos bisou na partida e reduziu para 3-2 mas um pouco depois Pantic fez o "poker" tirando assim quase todas as esperanças dos blaugranas em passar á fase seguinte.
Mas o inacreditável aconteceu e novamente no espaço de 5 minutos (entre o minuto 67 e 72) Figo e Ronaldo (com hack-trick) empataram a partida. Já perto do fim Pizzi levou o público de Barcelona a loucura com o 5-4 que iria ditar a passagem do Barça á fase seguinte.

Deixo-vos aqui o video do jogo:



Para muitos este foi um dos jogos mais emocionantes de que tiveram a oportunidade de assistir, com uma recuperação fantástica dos homens comandados por Bobby Robson.

Qual o melhor de sempre?

P'ra ti qual o melhor futebolista de sempre?

segunda-feira, novembro 3

Liga Sagres - 7ª Jornada Resultados e Classificação

Marítimo 3-1 Nacional
Vitória 0-2 Trofense
Académica 1-1 Sp.Braga
Estrela de Amadora 1-1 Belenenses
V. Guimarães 1-2 Benfica
Naval 0-1 Porto
Leixões 2-1 Paços de Ferreira
Rio Ave 0-1 Sporting

Classificação:



TotalCasaFora
Pos.EquipaPontosJVEDGMGSJVEDGMGSJVEDGMGS
1Leixões167511128421165330063
2Benfica157430138321052422086
3Nacional137412129320143421186
4Sporting13741285320163421122
5Naval11732297431062301235
6Est. Amadora11732258422031310227
7Marítimo11732295421174311121
8FC Porto11732296320163412133
9Sp. Braga9723295311162412133
10V. Guimarães9723277402225321052
11Académica9723245422042301203
12V. Setúbal7721437420224301213
13Rio Ave6713357412144301213
14Belenenses47043510302134402226
15Trofense47115612301225410347
16P. Ferreira27025815301236401359



Destaques das partidas:

Vit. Guimaraes 1-2 Benfica


Leixoes 2-1 Paços de Ferreira


Estrela Amadora 1-1 Belenenses


Academica 1-1 Sp. Braga

Humor - Ficha de Inscrição Super Dragões


(carrega na imagem para ampliar)


Um membro da claque do Porto, Fernando Madureira pediu-me que divulga-se no meu blogue a ficha de inscrição para esta grande claque visto que estão a precisar de mais gente, se estiveres interessado preenche a ficha e deixa aqui o comentário ;)

Tá No Norte - F-Unit - Super Dragões

100% Vitoriano

"A discussão é antiga e sempre acesa. Argumentos esgrimem-se em torno desta temática. Os adeptos mais fervorosos e indefectíveis do Vitória não compreendem como se pode ser adepto ou sócio do Vitória e poder-se sequer gostar de um outro clube que tenha uma equipa de futebol profissional, principalmente um daqueles clubes cujo número de adeptos lhes conferem uma dimensão nacional.

Mas a paixão que os vitorianos sentem pelo Vitória acaba por ter, como qualquer paixão forte, tal como acontece quando se ama, razões que a própria razão não consegue explicar.

Setúbal e o Vitória estão intimamente ligados desde o aparecimento do seu mais representativo clube, em 1910.

Setúbal, cidade também ela arrebatadora de paixões por quem nela vive ou passa, acaba por vincar forte a necessidade dos seus filhos e enteados se entregarem de corpo e alma a essa paixão e por tudo o que a representa. O Vitória não é excepção. Assim se explica que com o passar dos anos os muitos adeptos que aprenderam a gostar do Vitória não fossem sentindo necessidade em gostar de qualquer outro clube. O Vitória preenchia os sonhos, as alegrias, as desilusões desportivas... enquanto crescia no panorama nacional... enquanto subia até à primeira divisão, enquanto conquistava a Europa e os mais altos lugares da classificação do principal campeonato de futebol e se debatia de igual para igual em cada série da Taça de Portugal.

O Vitória dominava a vida desportiva da cidade. Aglutinava em seu redor os atletas setubalenses. A vida social da cidade retribuía com uma forte dedicação no apoio ao seu Clube. Um tempo de maior disponibilidade e entrega das pessoas a causas comuns, que hoje a vida não permite por haver demasiados centros de dispersão e diversão, desde a televisão 24 horas até aos grandes centros de consumo, passando pela infinidade de possibilidades para ocupação de tempos livres.

E o Vitória conquistava quem cá estava e quem para cá vinha. Um amor que foi facilmente passado de geração em geração. Um amor que exigia exclusividade porque desde cedo os principais clubes portugueses se tornaram rivais... os ladrões dos nossos sonhos de chegar cada vez mais alto, ou simplesmente pelo prazer que os setubalenses sentiam por se ganhar aos clubes de Lisboa, já nessa época uma capital que queria puxar a si todas as atenções, cuja imprensa "nacional" aprendia a ignorar tudo o resto.

E quem chegava migrado aprendia rápido a gostar do Vitória. E muitos dos que foram povoando Setúbal ao longo do último século, oriundos de um Alentejo que não disponibilizava esta paixão, ou de outras zonas do país que não ofereciam a beleza que Setúbal tinha (e tem), tornaram-se em alguns dos maiores defensores do Clube setubalense, cuja entrega passou para as gerações vindouras.

Mas ao mesmo tempo que chegavam mais "forasteiros" para assentarem arraiais em Setúbal, ao mesmo tempo que a sociedade portuguesa ia pintando o país com três cores clubistas, e onde a comunicação social nacional apenas dava atenção a três clubes em Portugal, a força do adepto setubalense 100% vitoriano perdia algum do seu fulgor.

Paralelamente, os cada vez em maior número centros de diversão e a cada vez maior variedade de ocupação de tempos livres, começaram aos poucos a desviar a atenção de alguns setubalenses, que se começaram a desabituar do gosto pelo futebol ou pelo desporto, direccionando-se para outras "artes". E é através deste facto que hoje se conseguem encontrar muitos filhos desta terra cujo clube de preferência é o Vitória, mas que não se interessam por desporto em geral, futebol em particular, não acompanhando a vida do Clube, nem como associados nem como simples adeptos.

Entretanto, a obrigatoriedade imposta pela sociedade em se ser adepto neste país de um clube da dimensão nacional criada pela própria sociedade, cujo *******mulo termina na pergunta ridícula: "Mas qual é que é o teu segundo clube?" ou na "Mas afinal de qual dos grandes é que és?", aliada à migração já referida, e contínua, de gentes de outras terras para os grandes centros urbanos, acabou por introduzir nas fileiras de sócios do Vitória uma grande percentagem de pessoas que gostam de futebol, gostam do Vitória... mas que têm uma paixão vinda de trás por um dos tais emblemas "nacionais", alimentada pela facciosa e comprometida comunicação social.

E será que tal situação é condenável? Pergunta difícil esta... de resposta ainda com maior índice de dificuldade!

A resposta..., melhor: Uma resposta (!), passa, ainda que ambígua, por redundar num simples... talvez! Dependerá dos setubalenses, no caso do Vitória, dos bracarenses, no caso do Sporting de Braga, dos conimbricenses, no caso da Académica de Coimbra, dos aveirenses, no caso do Beira-Mar, etc., i.e., passará em muito pelos adeptos das várias equipas nacionais que se entreguem em exclusividade ao apoio à equipa da sua cidade.

Dentro de cada clube, os adeptos de duas cores, que tanta falta fazem em número e no pagamento de quotas, terão que compreender que não são adeptos de primeira desse clube. (Acho lógico esse auto-reconhecimento). Mais, deverão compreender, aceitar e respeitar que os adeptos a 100% de um clube têm uma paixão maior, porque exclusiva! Mas, e acima de tudo, deverão saber preservar a sua condição de sócio e adepto, de uma forma muito simples: em caso de um jogo em casa do clube da terra onde vive, com o clube do seu coração, deverá saber abandonar a sua condição de sócio, e acompanhar o jogo a partir de um local neutro no estádio, adquirindo um bilhete normal para adepto visitante! Ou seja, deverão saber respeitar o clube do qual são sócios e deverão respeitar os restantes sócios de um emblema que a eles, teoricamente, também muito lhes diz.

Mas se esses adeptos são importantes na vertente financeira para o clube, acabam por ser um cancro que se não for combatido, com o passar do tempo, tenderá a fazer perder a identidade dos sócios a 100% desse clube, reduzindo o número de clubes em Portugal com essa identidade, levando a que o marasmo do futebol português se reduza à insignificância de uma paixão por três clubes inventados por uma comunicação social irresponsável onde a maioria dos profissionais desse sector não são simplesmente profissionais.

Os adeptos a 100%, por sua vez, deverão reconhecer a importância de um clube com muitos sócios, ainda que alguns não sofram como eles pelo emblema a que dedicam exclusividade. Deverão também reconhecer que muitos desses sócios têm uma história de vida que explica a paixão por outro emblema, e valorizar aqueles que aprenderam também a gostar, a amar, a roer as unhas, a incentivar permanentemente a equipa, a acompanhá-la e a dedicar-lhe muito da sua vida... muitas vezes com tanta ou mais emoção como os adeptos a 100%, perfeitamente visível nos jogos que não interferem com o sucesso da sua outra equipa.

Uma coisa é certa... não ajudará que aqueles que nasceram numa terra como Setúbal, e sejam de descendência sadina, incompreensivelmente sejam adeptos de um dos tais clubes de "dimensão nacional", promovida pela também ela pela facciosa imprensa "nacional".

Não vejo um português, residente desde sempre em Portugal, ser um adepto convicto da selecção espanhola, alemã ou inglesa, apenas porque já ganharam mais títulos, porque têm melhores jogadores ou porque têm mais adeptos... nem o vejo gostar primeiro de Portugal e depois de outro país, a não ser por motivos de afinidades familiares. Nós portugueses "reduzimo-nos" à nossa "insignificante" paixão lusitana, mas orgulhosamente! Nós setubalenses, também orgulhosamente, "elevamo-nos" à nossa convincente paixão sadina, à nossa paixão pelo Vitória, porque amar-se o Vitória é amar-se Setúbal!

E ainda há alguns, muitos, que apelam à questão do bairrismo para denegrir a paixão que os setubalenses sentem pelo seu Vitória! Bairrismo? Mas há gente que sabe o que diz? Para mim um bairro é Benfica. Um bairro de Lisboa... essa cidade mongolóide de um país amorfo. Um bairro elevado à dimensão nacional pela tal comunicação social facciosa, comprometida perante empresários, política e sistemas! Um bairro elevado à condição de dimensão nacional, onde gente sem força interior e sem orgulho das suas origens se deixou conquistar pela glória alheia!

Setúbal é uma cidade, capital de Distrito, com uma história que lhe dá paixão! Não é um bairro, mas sim uma cidade que reúne filhos de uma vasta região portuguesa, nas várias repovoações de que foi alvo, conseguindo sempre transmitir o mesmo orgulho a quem por cá se instalava.

Mas porque raio se nasci em Setúbal vou-me pôr a gritar num estádio por uma cidade que não a minha? Porquê gritar "Porto! Porto!" ou por um bairro de Lisboa, tipo "Benfica! Benfica!", ou por um clube com nome inglês, tipo "Sporting! Sporting!"!

Ganharam mais títulos? Têm melhores equipas? São promovidos pela sociedade ou pela comunicação social? Têm mais tempo de antena? Não são de onde nasci... e ponto final!... Confesso: também só consigo gritar por Portugal!

Há quem apele à democracia... à liberdade de escolha! Mas que liberdade? Àquela que é condicionada pela comunicação social enquanto grupo de pressão camuflado? Àquela que nos é imposta por uma sociedade decadente e onde que nem carneirinhos todos seguem a teoria dos mais fortes? Dos mais ricos? Pergunto eu se essa gente também escolheu ser portuguesa? Porque torcem por Portugal? Não os vejo torcer por França, ou pela Holanda! Onde está a congruência?

Sou português, torço por Portugal! Sou setubalense, torço pelo Vitória! (Única colectividade setubalense que nasceu do esforço conjunto de toda a cidade). Esta é a congruência! A única excepção aceitável é a que é justificável pelos movimentos migratórios.

Mas não sejamos mais papistas que ao Papa... se existem sócios no Vitória que não o sejam a 100%, deixemo-los existirem... apenas peço que o sejam respeitando a instituição e os vitorianos a 100%.

Resta deixar uma palavra aos vitorianos que não nasceram em Setúbal. Não serão muitos certamente. Pelo teor das minhas palavras também não compreenderei porque o são, se não tiverem uma história que os ligue de alguma forma a Setúbal, por migrações ou por afinidades. Mas, e pelo teor igualmente do que referi, serão certamente pessoas com uma personalidade muito forte, que conseguiram manter a sua integridade por terem conseguido enfrentar e contrariar o sórdido mundo da comunicação social e fugir aos tentáculos de uma sociedade que se diz democrata! Certamente serão vitorianos porque se revêem na força dos adeptos sadinos e na paixão que estes sentem pelo Vitória!

A terminar, apenas o grito que apetece deixar:

VITÓRIA! VITÓRIA! VITÓRIA!"


Pelo meu grande amigo Candeia.